Este texto contêm spoilers
Em ''Desconhecidos'', de JT Mollner, o espectador encontra um suspense extasiante com personagens que não realmente são o que parecem, e, talvez, o trailer do filme consiga deixar surpresas sobre quem eles realmente podem ser para serem descobertas durante toda a corrida alucinante em que a dupla protagonista, a Garota (Willa Fitzgerald) e o Demônio (Kyle Gallner), se envolvem. Ambos não ganham nomes e sim denominações, aliás.
Quando a tela se abre, falta cor ao que se exibe e uma voz feminina pergunta a um rapaz branco, de bigode e olhos claros que acende um cigarro '' - Você é um assassino em série?''. Minutos depois o mesmo homem aparece desnudo dando a entender que está estrangulando alguém. Um enunciado sobre assassinatos cometidos, entre 2018 e 2020, em algumas cidades norte-americanas é evidenciado. Contudo, não há confirmação dos casos e segue-se a narrativa como algo ficcional. Desde o principio, os atos são divididos em ''capítulos'' e estes não seguem ordem cronológica. Assim, quando se assiste a uma mulher loura correr pela mata descabelada para então detalhar quem são os dois personagens da trama, o tempo correto do momento, é um dos capítulos finais. Em segundos, passamos ao terceiro capítulo, pois se vê o Demônio perseguindo a mulher loura e de roupas em tom vermelho. Ela acaba batendo o carro e corre para a floresta onde encontra o casal de idosos Frederick (Ed Begley Jr.) e Genevieve (Barbara Hershey)
que muito amáveis a deixam entrar em casa.
O próximo capítulo entrega que o Demônio chega ao lugar e encontra a Garota escondida, além de um corpo ensanguentado no chão. Mais adiante, voltamos a conversa entre os dois no carro onde a mulher e o homem papeiam sobre se pegar e ele afoito faz o jogo dela, enquanto a moça, que está de cabelos ruivos, decide se vão ou não para um quarto de motel ter uma noite de sexo casual. Ela explica que essas situações são complicadas para as mulheres, pois pode ser fatal sair com alguém desconhecido e o homem misterioso apenas pergunta novamente se vão ou não. Ela então decide ir. No lugar, os dois se despem e se beijam, mas não chegam a ter algo mais quente de cara, pois a ruiva magérrima e elétrica quer tomar drogas com o bonitão. Ele resiste e diz que não faz isso tem tempo, todavia, cai na provocação. Após fazer o que a moça pede, o rapaz passa mal e revelações importantes são feitas. O thriller então começa de verdade.
Com uma trilha original e erótica, escrita por Z Berg, e que tem ainda a canção clássica de sucesso ''Love Hurts'' embalando a cena inicial, o filme tem um excelente tom de mistério e um ritmo daqueles que não se pode piscar, pois se estará perdendo algum detalhe do que está acontecendo. Não chega a ser confuso, mas histórias não lineares realmente exigem atenção, ainda mais quando na tela se tem personagens surtados.
Crédito de Imagens: © 2024 Magenta Light Studios, Miramax, Electric Lady, Spooky Pictures. ALL RIGHTS RESERVED. Paris Filmes, Divulgação.

O ator Giovanni Ribisi (Selma: Uma Luta Pela Igualdade, 2014) assina pela quinta fez a fotografia de um filme e aqui as cores quentes estão sempre em evidência, até mesmo nas roupas dos personagens pelo figurino de Rudy Rojas ou em suas caracterizações, como perucas e etc. A Garota é vista em primeiro plano loura e usando roupas vermelhas, mas também traja uma peruca ruiva por algumas cenas, até revelar quem é, já o Demônio veste uma blusa de flanela vermelha e jeans. Além de um óculos de sol laranja. Temos então o famoso duelo entre ''gato e rato''. No entanto, pode ser que aquele que transpareça ser o vilão, tenha apenas sido inocente e mordido a isca de alguém altamente perigoso.
O filme investe em ótimas sacadas para atentar o espectador sobre como ''lobos'' podem estar em ''pele de cordeiro'' e isto pode causar um dano irreversível muitas vezes. Assim, nem sempre é bom ajudar um desconhecido ou sair para a balada e ir embora com alguém que você nunca viu antes só porque o achou irreverente e bonitinho ( e olha que a dica do longa é até mais para os meninos que para as meninas). No caso, a fala da moça sobre ''ser perigoso sair com estranhos e que o risco se multiplica quando se é mulher, é um fato muito triste e real. Isto porquê a taxa de Feminicídio revela que mulheres são mortas no mundo inteiro a cada 10 minutos (ver relatório da ON Mulheres). Todavia, a produção faz um alerta mais geral e não deixa a audiência sem respostas quando aos ocorridos nos atos.
Crédito de Imagens: © 2024 Magenta Light Studios,
Miramax, Electric Lady, Spooky Pictures. ALL RIGHTS RESERVED. Paris
Filmes, Divulgação.
O diretor JT Mollner é deveras consciente do uso de imagens sem cronologia e entrega as respostas no momento certo
Mollner tem uma filmografia em crescimento e ainda caminha para a produção de longas, após inúmeros curtas como roteirista e diretor, além de um trabalho pequeno como ator. Já possui dois projetos alinhados para o ano e consegue finalizar as estreias de ''Desconhecidos'' no Brasil. Tem realmente um futuro promissor no terror/suspense e aval de produtores que conhecem o ramo.
Kyle Gallner está envolvido nos filmes ''Sorria'' (Parker Finn,2024) e Sorria (Parker Finn,2022), além de ter participado de Pânico (Matt bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, 2022). É um ator excelente dessa nova geração e seu físico de ''galã'' misterioso é adequadissimo a personagens do universo do terror. Willa Fitzgerald precisa ser tão convivente como ''vítima'' quanto Gallner é no seu tom de ''possível assassino''. A atriz participou da série Pânico, realizada pela MTV entre 2015 e 2016) e os criadores Jay Beattie, Jill E. Blotevogel e Dan Dworkin, além de fazer parte do elenco da adatapção de ''O Pintassilgo'' (John Crowley, 2019).
Trailer
Ficha Técnica
- Título Original e Ano: Strange Darling,2023. Direção e Roteiro: JT Mollner. Elenco: Willa Fitzgerald, Kyle Gallner, Madisen Beaty, Bianca A. Santos, Steven Michael Quezada, Ed Begley Jr.,Barbara Hershey, Denise Grayson, Eugenia Kuzmina, Duke Mollner, Sheri Foster. Ge. Gênero: Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Craig DeLeon. Fotografia: Giovanni Ribisi. Edição: Christopher Robin Bell. Figurino: Rudy Rojas. Design de Produção: Priscilla Elliott. Empresas Produtoras: Miramax, Electric Lady, Spooky Pictures. Distribuidora: Paris Filmes. Duração: 01h37min.
O espectador que se preze, mas a produção não causa em si medo ou terror, e apresenta um suspense inestimável para os amantes do gênero.
Avaliação: Três cordeiros ensanguentados (3/5).
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)