Dia 1º de maio será inaugurada a maior exposição sobre Andy Warhol já realizada
fora dos Estados Unidos. Organizada pelo Instituto Totex, fundado por Paulo
Bonfá e Roberto Souza Leão, a exibição acontece no Museu de Arte Brasileira da
Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP), parceira institucional do
projeto. Com curadoria de Priscyla Gomes, a mostra contará com mais de 600
obras, vindas do The Andy Warhol Museum (Pittsburgh/EUA), as quais estarão
distribuídas em 2000 metros quadrados de galerias. A venda dos ingressos está disponível através do site.
Na extensa lista estão trabalhos icônicos do pintor, alguns dos quais sairão das paredes do museu pela primeira vez: Campbell´s Soup, Elvis, Mao, Marilyn, Michael Jackson e Pelé, são bons exemplos. Em “Andy Warhol: Pop Art!”, o público brasileiro terá acesso a pinturas de todas as fases da carreira, serigrafias inesquecíveis, esculturas raras, fotografias surpreendentes, instalações de grande porte e filmes experimentais do artista.
Grande expoente da Pop Art, movimento artístico caracterizado por se utilizar de elementos da cultura popular, Andy Warhol é considerado um dos artistas mais importantes do século XX. Sua produção rompeu as barreiras entre a vida cotidiana e a arte, de maneira irônica e criativa, numa explosão de linguagem visual que conquistou o mundo e reverbera até hoje. O seu legado inconfundível deu origem ao maior museu dedicado a um único artista nos EUA.
“Viabilizar esta gigantesca retrospectiva é um marco para a arte e a cultura em nosso país. Warhol foi um visionário que aproximou a expressão artística do grande público. Estamos entusiasmados em proporcionar essa oportunidade única para os amantes dos museus e também para aqueles que terão o primeiro contato com o universo vibrante da Pop Art”, afirma Paulo Bonfá, co-fundador do Instituto Totex.
Para Roberto Souza Leão, também co-fundador do Totex, “o talento de um multiartista como Andy Warhol, pela primeira vez apresentado em todas as suas vertentes, vai reafirmar sua importância e influência em atividades tão distintas quanto publicidade, moda, design, música, cinema e TV”.
Andy Warhol, Campbell's Soup Box, 1962
The Andy Warhol Museum, Pittsburgh; Founding Collection,
Contribution The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc.
© 2025 - The Andy Warhol Foundation for the
Visual Arts, Inc./ Licensed by AUTVIS, Brasil.
“A FAAP segue cumprindo a sua missão de ampliar o diálogo, formar público e estar um passo à frente no circuito das artes. Receber a exposição de Andy Warhol, gênio da Pop Art, busca também comungar com o nosso público a arte e as ideias desse grande artista. Celebramos mais uma grande exposição que vai movimentar o mundo das artes”, alega Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP.
Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP, complementa: “as inquietações e o pensamento que Andy Warhol trouxe para as artes se desdobram em muitas frentes. Queremos que essa exposição amplie ainda mais o entendimento e a importância das artes e de suas ramificações. O MAB FAAP cumpre novamente seu papel ao receber essa exposição e engradecer as artes e o pensamento crítico de nossos visitantes”.
“Andy Warhol: Pop Art!” contará com recursos de acessibilidade física e comunicacional, oferecendo infraestrutura adequada aos visitantes com mobilidade reduzida, serviços de audiodescrição para pessoas com baixa visão e legendagem dos conteúdos para os visitantes com deficiência auditiva. Na área educativa, serão oferecidos 5 mil ingressos para alunos da rede pública de ensino, com visita monitorada gratuita, além de formação gratuita para 500 professores e distribuição de materiais pedagógicos adequados à cada faixa etária.
Andy Warhol, Michael Jackson, 1984
The Andy Warhol Museum, Pittsburgh; Founding Collection,
Contribution The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc.
© 2025 - The Andy Warhol Foundation for the
Visual Arts, Inc./ Licensed by AUTVIS, Brasil.
Andy
Warhol: Pop Art!
Realização: Instituto Totex
Apresentação: Youse, CNP Seguros Holding Brasil e Caixa Seguridade
Patrocínio: Paper Excellence, Mattos Filho e Sabesp
Apoio Cultural: Shopping Pátio Paulista
Media Partners: UOL, BandNews FM e Eletromidia
Parceria Institucional: Fundação Armando Alvares Penteado e Museu de Arte Brasileira/FAAP
Hotel Oficial: INNSiDE by Meliã São Paulo Higienópolis
Ticketeira Oficial: Fever
Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal
Serviço:
Ingressos
Site oficial: www.AWBR25.com.br
Bilheteria oficial (sem cobrança de taxa de
conveniência): MAB FAAP - Rua Alagoas, 903 - Higienópolis,
São Paulo | Prédio 1 - Subsolo - Todos os dias das 9h às 20h. Valores: 3ª a 6ª feira: R$ 50 inteira | R$ 25
meia-entrada. Sábados, Domingos e Feriados: R$ 70 inteira
| R$ 35 meia-entrada. - fechado às segundas-feiras.
Período
da exposição: 01 de maio a
30 de junho de 2025
Horário: 9h às 20h (última entrada às 19h)
Localização: MAB FAAP – Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Classificação
etária: livre para todas
as idades
Estacionamento: disponível no local mediante pagamento
NÃO SERÁ PERMITIDA A ENTRADA COM NENHUM
OBJETO NAS SALAS EXPOSITIVAS, APENAS O TELEFONE CELULAR. HAVERÁ SERVIÇO DE
GUARDA-VOLUMES GRATUITO NO MUSEU.
Sobre
o Instituto Totex
O
Instituto Totex nasceu com a vocação de promover a arte, a cultura e a educação
enquanto elementos transformadores da realidade social do Brasil. Seu propósito
é desenvolver projetos impactantes que
democratizem o acesso ao conhecimento de maneira empática, diversa e inclusiva,
como caminho para formar cidadãos com senso crítico e visão de mundo ampliada.
Em 2024, foi responsável pela realização da premiada mostra “Desafio Salvador
Dalí”, eleita experiência cultural número 1 da cidade de São Paulo por 13
semanas consecutivas.
Sobre
a FAAP
Desde 1947, a FAAP se destaca como um marco
na cultura, nos negócios e na educação. A inovação e o pioneirismo têm sido
elementos constantes em sua trajetória. É uma instituição de ensino superior de
referência. Ao longo de sua história, a Fundação Armando Alvares Penteado
executa as etapas que lhe permitem atualizar-se permanentemente ao momento
histórico, cultural, econômico e social do Brasil e do mundo. A FAAP construiu
valores e crenças que norteiam sua missão de amparar, fomentar e desenvolver as
artes visuais e ciências, a cultura e o ensino. Apresenta-se como uma
instituição tripartite – educacional, cultural e artística. Investe em cultura
e ensino por meio do Museu de Arte Brasileira, do Teatro FAAP, do Colégio FAAP,
da biblioteca (criada em 1959) e das faculdades. A FAAP possui campus em São
Paulo e Ribeirão Preto e mantém parcerias mundo afora por meio de intercâmbios
e residências.
Sobre
o MAB FAAP
O Museu de Arte Brasileira da Fundação
Armando Alvares Penteado (MAB FAAP) foi inaugurado em 10 de agosto de 1961, em
São Paulo, com a exposição "O Barroco no Brasil". Essa mostra reuniu
300 peças, incluindo as réplicas em gesso de esculturas de Aleijadinho, que
podem ser vistas no saguão até hoje. Tem em seu acervo mais de 3.500 obras de
arte brasileira e produzidas no Brasil de nomes do modernismo como Anita
Malfatti, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Victor
Brecheret, bem como Abraham Palatnik, Almir Mavignier, Anna Maria Maiolino,
Lygia Clark, Lydia Okumura, Wesley Duke Lee, e, mais recentemente, Alex
Cerveny, Mira Schendel, Sandra Cinto, Thiago Honório e Vânia Mignone.
Ao longo de sua trajetória, o museu tem
promovido exposições de artistas nacionais e internacionais. Entre as mostras
notáveis estão algumas das mais relevantes para a história da arte no país como
“Propostas 65” (1965), “Objeto na Arte Brasil Anos ´60 (1978), “Arteônica”,
organizada por Waldemar Cordeiro e “Arte – Novos Meios/Multimeios Brasil
´70-80´” (1985), assim como marcantes mostras nas duas últimas décadas, como
“Herança dos Czares” (2005), “Obras do Museu do Pergamon de Berlim” (2006), “Os
Anos de Grace Kelly, Princesa de Mônaco” (2011) e “Desafio Salvador Dalí”
(2024).
Sobre
a Fever
A Fever é a principal plataforma global de
descoberta de entretenimento ao vivo, inspirando mais de 300 milhões de pessoas
todos os meses a descobrir as melhores experiências em mais de 40 países. Com a
missão de democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento na vida real, a
Fever inspira os usuários a desfrutarem de experiências e eventos únicos — desde
exposições imersivas e esportes até apresentações teatrais interativas,
concertos e festivais — enquanto capacita seus parceiros com dados e tecnologia
para desenvolver e expandir novas experiências em todo o mundo.
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)