quinta-feira, 24 de abril de 2025

O Contador 2

 

A trama do excelente thriller de conspiração ''O Contador'', de Gavin O'Connor, lançado em 2016 nos cinemas, introduzia a audiência a jornada do profissional do ramo da contabilidade Christian Wolff (Ben Affleck), homem com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que acabou se tornando um contador de alta relevância por sua incrível afinidade com os números. Na história, a infância com o pai o pressionando a superar suas limitações, junto ao irmão Brax (Jon Bernthal), é evidenciada. Por sua vez, também é exibido como em certo período dos seus primeiros anos de vida, o garoto é levado a um lugar onde as crianças como ele são instigadas a terem acesso a tecnologia avançada e desenvolverem altas habilidades. Momento este em que ele conhece Justine (atuação e voz de Alison Wright neste primeiro filme). O encontro destas crianças os levam a ser parceiros na vida adulta, assim, Justine auxilia Christian em missões arriscadas em que ele acaba se envolvendo. Tudo porquê as pessoas perigosas que dão seu caixa para o homem ter total controle bancário e descobrir ou acobertar falcatruas, tentam o eliminar para que as verificações dos departamentos fiscais não descubram o que ele e a jovem Dana (Anna Kendrick) sabem.

Para uma continuação, quase todos os atores do primeiro filme estão de volta, exceto Anna Kendrick e Jean Smart. Alison Wright ainda é a voz de Justine, mas desta vez quem atua fisicamente como a parceira de Christian é  Allison Robertson. Neste seguimento da narrativa, Christian pegou um rumo nômade e não tem mais um escritório ou casa fixa. O homem retorna para auxiliar desta vez não os donos das empresas com furos financeiros ou pessoas simples que conhece no caminho, mas sim a agente Marybeth Medina (Cynthia Addai-Robinson) que da última vez em que a vimos estava finalizando uma investigação importante para a aposentadoria de Ray (J.K. Simmons) ser mais tranquila e longeva. No entanto, aqui Ray é assassinado ao desvendar o paradeiro de um casal de imigrantes e seu filho e a mulher precisa entender o que aconteceu ao chefe e trazer justiça aos bandidos por trás de empresas suspeitas. Christian, que teve seu último contato com o irmão ao saber que este era um assassino letal, o chama para ajudar na missão e juntos eles saem atrás de cafetões, prostitutas e gente poderosa que possa saber o porquê Ray estava atrás de Anaïs (Daniela Pineda) e sua familia. Christian fica ainda mais instigado a resolver o caso por acreditar que o pequeno Alberto (Yael Ocasio), filho de Anaïs, é como ele. Novamente, o homem terá toda a cobertura possível de sua parceria Justine e um arsenal ferrenho para se defender de quem quer que seja. Mas desta vez, ele também terá de lidar com a ausência da vida do irmão e carência que Brax externa sentir do familiar. 

A continuação passou pelo Festival de Cinema SXSW, em março, contou com premiere no México ainda naquele mês e ganhou as telas norte-americanas na segunda semana de Abril. Agora a produção chega também a Austrália, Brasil, Hungria e muitos outros países esta quinta-feira (24/04).

Trailer


Ficha Técnica
  • Título Original e Ano: The Accountant 2, 2025. Direção: Gavin O'Connor. Roteiro: Bill Dubuque. Elenco: Ben Affleck, Jon Bernthal, Cynthia Addai-Robinson, J.K. Simmons,Allison Robertson, Alison Wright, Daniella Pineda, Robert Morgan, Grant Harvey, Andrew Howard, Yael Ocasio. Gênero: Ação, Drama. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora OriginalBryce Dessner. Fotografia: Seamus McGarvey. Edição: Richard Pearson. Design de Produção: Jade Healy. Figurino: Isis Mussenden. Empresas Produtoras: Amazon MGM Studios, Artists Equity, 51 Entertainment, Zero Gravity Management, Warner Bros.. Distribuidora: Warner Bros Pictures Br. Duração:02h04min. Classificação 16 anos.
O roteiro, que é assinado por Bill Dubuque, mesmo do primeiro longa, desta vez incrementa mais a super força que as crianças do Espectro Autista possuem. Aqui, a base de auxilio do personagem central se transforma quase em um super QG dos ''X-Men". A escolha não prejudica o filme e tem sua licença poética tratando de humanizar àqueles como Christian e Justine. As soluções para os conflitos que se criam, a busca de uma mulher desaparecida e sua família, se tornam um pouco óbvias, mas também convencem. O roteiro acaba nos levando a seguir a busca por uma personagem que esteve o tempo todo frente aos nossos olhos e a chave de todo o conflito é exatamente a identidade da mulher que se revela mais ao terceiro ato. 

As subcamadas que a trama investe preenchem qualquer risco de barriga que o filme possa ter. Ainda que as escolhas caminhem sempre por lugares possíveis e, de certa forma, sejam satisfatórias. A relação que Christian e Brax começam a construir neste novo encontro acaba se destacando e se não temos o super contador criando outros laços afetivos, ainda é possível o assistir a quebrar o sistema de encontros de namoro quando logo no inicio participa de um momento inusitado de ''Blind Date'' com mulheres que ficam encantadas pelo seu perfil. 

      Crédito de Imagens: Cortesia da Amazon MGM Studios, © 2025 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved.
Os atores e amigos próximos, Ben Affleck e Matt Damon, são alguns dos produtores do filme

Gavin O'Connor é diretor, produtor e roteirista e já está indo para o seu décimo oitavo trabalho na indústria. Dirigiu Ben Affleck no filme anterior e voltou a rever o ator em 2020 para o drama de superação ''O Caminho de Volta'', película que chegou direto no streaming no Brasil por conta da COVID-19.Tem no currículo direção de séries e foi responsável pela condução de ''Guerreiro'' (2011), longa estrelado por Tom Hardy. Se ele consegue apresentar um filme bem amarradinho em ''O Contador'', na sequência, investe até mais no que já havia apresentado de inusitado e não decepciona. O filme se transforma, para além de um thriller de ação, em um drama familiar leve e com ótimas atuações de Affleck e Bernthal. 

A dica é chamar os brothers, as sisters, e partir rumo ao cinema para conferir esta super estréia que consegue apresentar as pessoas com Espectro Autista como inspiradoras e, na certa, um grupo que pode motivar mais e mais pessoas a não ter preconceito.

Avaliação: Três abraços saudosos de irmãos solitários (3/5).

HOJE NOS CINEMAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)