O game de liberdade criativa ''Minecraft'' data de 2009 pelas mãos do designer Markus Persson e com desenvolvimento de Jens Bergensten, em 2011, quando foi disponibilizada a versão completa em 1.0. No jogo de sobrevivência em 3D e com perspectiva em primeira pessoa, o universo é composto por blocos, também conhecidos como 'voxels'. Não há um objetivo especifico, contudo, Minecraft garante aos jogadores o uso deste blocos para criar um mundo diferente da realidade e tendo a precisão de se manter saudável durante a partida para que esta nova realizada não seja deletada. Tido seu sucesso pela publicação da Mojang Studios, a Microsoft Corporation adquiriu a franquia e expandiu a ideia original para inúmeras plataformas como livros, board games, produtos comerciais diversos, eventos e etc. Em 2012, os produtores de cinema norte-americanos ofereceram uma proposta para uma série e em 2014 a Warner Bros. Pictures iniciou as conversas para um filme que perdurou até mais 2022, quando Jared Hess (Nacho Libre) e Jason Momoa foram anunciados no projeto. Já o carismático Jack Black só foi adicionado ao elenco em janeiro de 2024.
Com um orçamento estimado em 150 milhões de dólares, o estúdio aposta na produção como um dos carros chefes do ano para alavancar as bilheterias e causar alvoroço com famílias inteiras indo ao cinema e consumindo tudo o que for possível do universo de ''Um Filme Minecraft''. Nesta primeira aventura, Steve (Jack Black), personagem original da série, ganha total protagonismo quando encontra a orbe (cubos cintilantes) para adentrar novos domínios e construir uma vida empolgante e livre de sofrimento capitalista e longe de qualquer fonte de solitude. Os problemas do homem, contudo, se iniciam quando encontra um portal para outra dimensão e lá Malgosha (voz de Rachel House) e seus súditos de espécime suína fazem de um tudo para roubar a orbe e conquistar o mundo superior. Steve requisita então que seu adorável lobo Dennis vá a realidade e esconda a orbe para a vilã nunca encontre.
Enquanto isso, a dupla de irmãos órfãos Henry (Sebastian Hansen) e Natalie (Emma Myers) estão chegando na cidade para alugar uma casa barata e próxima da escola do garoto. Quem os auxilia é a corretora e faz tudo Dawn (Danielle Brooks). O menino é muito interessado em ciência e até chega a fazer uma demonstração aos colegas, mas é zoado e tudo dá errado quando ele tenta construir um aparelho para fazer um esqueleto voar. O equipamento atinge a empresa onde sua irmã está apresentando um projeto de trabalho e a diretora Marlene (Jennifer Coolidge) pede ao menino que chame um responsável para avisar do ocorrido. Mais cedo naquele dia, Henry havia conhecido ''O Lixeiro'' Garrett (Jason Momoa). O homem é dono de uma loja com artefatos antigos e muitos games e vive a tentar ser mentor de jovens inocentes para tirar um trocado, pois está falido após uma vida de sucesso como astro de jogos oficiais de 'fliperama'. Henry liga para Garrett e o oferece dinheiro para representar falsamente um tio e este aceita. Logo menos, uma gangue se forma quando Garrett e Henry acham a orbe perdida em uma venda de utensílios de depósitos abandonados, e onde estavam os itens de Steve. Natalie e Dawn seguem os dois até as minas e é ali que toda a aventura se inicia.
Trailer
Ficha Técnica
Título Original e Ano: A Minecraft Movie, 2025. Direção: Jared Hess. Roteiro: Chris Bowman, Hubbel Palmer, Neil Widener, Gavin James, Chris Galletta - com argumentos de Allison Schroeder e Chris Bowman, Hubbel Palmer e baseado no jogo original criado pelo Mojang Studios e Xbox Games Studios, da Microsoft Corporation. Elenco: Jack Black, Jason Momoa, Sebastian Hansen, Emma Myers, Danielle Brooks, Jennifer Coolidge, Rachel House, Hiram Garcia, Jared Hess. Gênero: Aventura, Comédia. Nacionalidade: Suécia, EUA. Trilha Sonora Original: Mark Mothersbaugh. Fotografia: Enrique Chediak. Edição: James Thomas. Figurino: Lucy McLay e Amanda Neale. Design de Produção: Grant Major. Direção de Arte: Simon Bright. Empresas Produtoras: Warner Bros., Legendary Entertainment, On The Roam, Vertigo Entertainment, Mojang AB. Distribuição: Warner Bros. Pictures. Duração: 01h41min.Quando o quarteto adentra o mundo construído por Steve, se depara com animais quadrados, construções quadrinísticas e muita versatilidade. Malgosha sente o acesso a realidade e decide enviar seu prisioneiro para recuperar a Orbe usando a justificativa de que Dennis não está a salvo e que para recuperá-lo, o 'craftizador' terá de trazer o que ela tanto quer. Esperto e pau para toda obra, Steve aceita o desafio e encontra Garrett, Henry, Natalie e Dawn perdidos tentando voltar para casa após um acidente ter ocorrido com a proteção do objeto que os trouxe até ali. Sem poder ajudá-los, Steve então lembra que é possível obter outro cumprindo missões pelas vilas e ilhas. Os leva com a promessa de os deixar ir embora, mas que precisará do objeto no final para recuperar Dennis. Claro, no caminho de toda a aventura, o grupo vai se separar e também se conhecer melhor formando amizades e reconhecendo em cada uma força criativa muito necessária.
Crédito de Imagens: © 2025 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved.
Ao passo que videogames são desenvolvidos para trabalhar a mente de seus players, mas acabam tendo certa necessidade de classificação etária, Minecraft propõe uma idéia de desenvolver o jogador de qualquer idade. Ali, solitário naquele novo universo, crianças e adultos tem a chance de trabalhar o raciocínio e habilidade ínfimas do cérebro. O filme imageticamente constrói essa ideia de forma brilhante e extremamente divertida. Usa do clichê do ''nerd que sofre bullying'' ou que sempre está só e joga os personagens para viverem aventuras sem iguais.
Amizade, segurança, confiança, e outras tantas necessidades para estabelecimento do caráter são formadas durante as ''missões'' em que o grupo se mete e isto enriquece a proposta fílmica, além de trazer o espectador para se identificar com situações similares e desafios básicos que possam ter passado em sua vida pessoal.
O longa joga na tela referências a ''O Senhor dos Anéis'' (2001-2003, de Peter Jackson), além de filmes oitentistas e ainda a franquia estrelada por Jack Black ''Kung Fu Panda (2008-2024, deMArk Osborne e John Stevenson).
Jason Momoa e Jack Black ganham enorme tempo de tela e ambos trazem um tipo de comicidade distinta. Momoa vive um geek paspalhão bem apessoado que não tem as finanças bem resolvidas, enquanto Black é aquele nerd raiz com pragmáticas de vestimenta e de tudo que quer fazer na vida, ainda que depois de certa idade. As mulheres do elenco ganham boa representação e não são princesas necessitando de ajuda, pois conseguem auxiliar nas missões e não esperam ninguém as salvar quando se perdem do grupo. A parte cômica no lado feminino ficou por conta da participação de Jennifer Coolidge (Legalmente Loura, 2001) que vive uma diretora se encontrando amorosamente na vida com alguém saído de outra realidade.
O diretor Jared Hess faz um trabalho incrível comandando um time assertivo e dinâmico. Vindo de trabalhos como 'Nacho Libre', onde trabalhou com Jack Black, e o independente 'Napoleo Dynamite' (2004), ele mostra que tem know how suficiente para entregar grandes produções a um público nostálgico de outros tempos.
A trilha do filme se destaca por cenas ao som de The B52´s, Vince Clarke, Skid Row e canções performadas pelo próprio Jack Black para ilustrar as histórias de Steve.
Realmente, não dá pra perder o filme na telona e nem sair até o fim dos créditos e ver a cena que indica a participação de Alex numa segunda aventura no futuro.
Avaliação: Três blocos mágicos e meio (3,5/5).
HOJE NOS CINEMAS
0 comments:
Postar um comentário
Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)